SÃO
PAULO - Atualizada às 10h50. O conselho de administração
da Cemig aprovou ontem o pagamento de R$ 3,3 bilhões em remuneração aos
acionistas. Desse total, R$ 1,6 bilhão são referentes a dividendos
extraordinários e R$ 1,7 bilhão, a juros sobre capital próprio.
Os dividendos correspondem a R$
1,876 por ação e serão pagos em duas parcelas. A primeira, de R$ 1,2 bilhão, o
equivalente a R$ 1,407 por ativo, será paga até 15 de janeiro. O pagamento da
segunda, de R$ 400 milhões, sendo R$ 0,469 por ação, ocorrerá até 30 de
junho.
Os juros sobre capital próprio do
exercício de 2012, os quais serão considerados e compensados no cálculo de
dividendos obrigatórios, correspondem a R$ 1,993 por ação com retenção de 15%
no imposto de renda. Este segundo tipo de remuneração será pago em duas
parcelas iguais, com a primeira até 30 de junho e a segunda até 30 de dezembro
de 2013.
Os investidores da base acionária
de hoje terão direito aos benefícios. As ações da companhia serão negociadas
“ex-direitos” a partir do dia 26.
Reação do
mercado
Na bolsa, as ações ordinárias da
Cemig abriram o pregão com valorização de 4,95%, a R$ 24,35, e lideram as
altas do Ibovespa. O principal índice da bolsa brasileira tinha queda de 1,10%
no mesmo horário.
Além do anúncio de hoje, os
investidores reagem à notícia de que a empresa receberá nos
próximos dias a segunda parcela do pagamento de uma dívida bilionária devida pelo governo de Minas
Gerais. Ontem, o secretário-adjunto estadual da Fazenda, Pedro Meneguetti,
disse que 350 milhões de euros já estão sendo internalizados.
Na semana passada, o governo
transferiu à empresa US$ 450 milhões referentes a um financiamento obtido no Banco Mundial. Em
janeiro, chega a maior parcela — US$ 1,3 bilhão — dos financiamentos tomados
por Minas para acertar as contas com a empresa, segundo Meneguetti.
(Daniela Meibak |
Valor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário